quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Itaara - RS





De origem Tupi-Guarani, Itaara significa “Pedra Alta ou Altar de Pedra”. Possui área territorial de 172,4 Km², sendo 14 Km² de área urbana e 158,4 Km² de área rural, representando 0.03045% da Região e 0.0636% do Estado, com altitude máxima de 503 metros e média de aproximadamente 425 metros, possui clima temperado úmido.

O Município de Itaara localiza-se no topo da Serra Geral, região Central do Rio Grande do Sul, aproximadamente no Km 300 da BR-158, a 295 Km da Capital, Porto alegre, e a 14 Km de Santa Maria. Faz limites, ao Norte com Julio de Castilhos (49 km), ao Sul com Santa Maria (14km), leste com Santa Maria (Distrito de Arroio Grande – 15 km) e a oeste com São Martinho da Serra (17 km).

Atualmente sua população é formada por descendentes de alemães, judeus, italianos, portugueses, espanhóis e índios. Segundo o censo demográfico do IBGE (2000), a população total do Município era de 4.578 habitantes, sendo que 72,41% concentrados na zona urbana e 27.59% na zona rural. Atualmente a população encontra-se aproximadamente em 5.024 habitante

Há habitantes permanentes, que buscam uma melhor qualidade de vida e transitórios (na estação de verão o número triplica), que possuem recintos de lazer, casas de veraneio em balneários ou em condomínios fechados, usufruindo em finais de semana, feriados e férias.

As principais atividades econômicas do Município são a produção agropecuária e extrativismo mineral (exploração do basalto)

A árvore símbolo do Município é o pinheiro.


fonte: Site da Prefeitura de Itaara

3 comentários:

  1. "A vida é tão preciosa para todos os seres da natureza quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo." (Dalai Lama)
    **
    Que esse espaço seja muito feliz em divulgar e preservar a natureza tão bonita de Itaara.
    Adorei a ideia!
    Um beijo, Te!

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer um pouco sobre esse lugar onde está minha amiguinha gaivota,rsr...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. discordo do significado do nome do município. motivo: verificar no http://blogdeitaara.blogspot.com
    há um estudo sobre o assunto

    ResponderExcluir